quinta-feira, julho 08, 2021

LIVROS PARA QUE VOS QUERO!


A estatística tem as suas curvas e contracurvas.
Quanto a livros como estamos? A média de leitura, é um indicador preciso do estado de desenvolvimento de um povo.  

O meu pai dizia que quando a média de galinhas consumidas por ano, era de duas por habitante, os ricos comiam quatro e os pobres zero. Ele, professor, dava-nos um óptimo exemplo de calcular médias, tendo cuidado com os resultados apresentados.

Agora consigo perceber a quantidade incomensurável de idiotices e asneiras que pululam diáriamente nas redes sociais.

A sociedade no geral sofre de elevados níveis de iliteracia crónica, e não se vislumbra que vá melhorar.

Esperar para ver. Essas contas estão feitas e a média mundial parece ser de 10. Pelo que se pode observar como informação credível, os portugueses lêm em média 1 a 3 livros por ano. No Brasil a média é de 1.3. Nos EUA é de 2 a 4.

Alguém, em qualquer canto anda a ler muito, pelos outros todos. E óbviamente nos países citados a esmagadora maioria lê nada. Podem até dizer-me que os livros estão caros, o que é verdade. Mas, quem quiser ler de verdade, tem ao seu dispor bibliotecas por tudo quanto é lado. E os livros emprestam-se, divulgam-se e por vezes retornam ao dono.

Percebo agora a quantidade de idiotices e pensamentos inúteis que pululam nas redes sociais. Percebo também que aquilo que vai levar à extinção da espécie humana, não são as alterações climáticas, nem um qualquer cataclismo cósmico. Será apenas a burrice, a ignorância derivadas desta tremenda e global iliteracia.

 

Sem comentários: