quarta-feira, maio 12, 2021

SUBSIDIOS


Acreditem ou não, há um país em que a Assembleia da Republica se prepara para atribuir um novo subsídio aos deputados. Entretanto convém relembrar que no nosso querido rectangulo à beira mar plantado, aconteceu algo parecido com o aumento dos ordenados dos deputados, numa altura de crise em que tudo estava congelado. Convém portanto não dizer em tom jocoso, que acontece porque é um país africano onde grassa a corrupção e, que se fosse na Europa, na querida Europa, tal não aconteceria.

Chamam-lhe "subsídio de atavio" e serve para comprar roupa, trajes protocolares etc.

A notícia saiu assim:

Aprovação no Parlamento de "subsídio de atavio" ou de "sessão" deixou muitos moçambicanos indignados. A principal crítica: Como é que isso foi possível tendo em conta que o debate sobre aumentos salariais está suspenso? A lista de subsídios aprovados na quarta-feira (05.05) é longa: um deles é o "subsídio de atavio" para os funcionários e agentes parlamentares expostos em ambientes solenes e protocolares a serem definidos pela comissão permanente da Assembleia da República. Outro é o de "sessão" no qual o funcionário parlamentar tem direito a uma senha de presença diária, ou seja, basta estar presente e já ganha dinheiro.

Mais  ainda:  os funcionários  do Parlamento  vão  ter  subsídio de alimentação, de transportes e de férias, entre outros, numa altura que o debate sobre o aumento salarial foi suspenso.

Sem comentários: