O pessoal que conduz, não sabe circular em rotundas. Nem os polícias sabem como se circula. Nem as escolas de condução ao que parece.
Há a mania de circular nas faixas exteriores e saír quando e onde querem. Perguntem aos vossos amigos como é que se circula em rotundas e verão se tenho ou não razão.
Pois bem, não é nada disso. A comprovar o que digo deixo a nota explicativa da DGV e o link.
Boa sorte!
Circular explicativa
Uma rotunda não é mais do que uma praça composta por um cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório, contrário ao dos ponteiros do relógio. Quase todos os condutores têm presente que, ao aproximarem-se de uma rotunda, deverão reduzir a velocidade e dar prioridade a todos os veículos com motor que por lá circulem. O que muitos desconhecem, porém, é qual a faixa em que devem seguir quando circulam na dita rotunda.Ora, a “circular explicativa” divulgada pela DGV procura justamente dar algumas indicações aos automobilistas sobre a forma ideal de “escapar” ileso a uma praça desta natureza. Como refere a nota, “há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo fonte próxima da DGV, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”, afirma.
Uma rotunda não é mais do que uma praça composta por um cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório, contrário ao dos ponteiros do relógio. Quase todos os condutores têm presente que, ao aproximarem-se de uma rotunda, deverão reduzir a velocidade e dar prioridade a todos os veículos com motor que por lá circulem. O que muitos desconhecem, porém, é qual a faixa em que devem seguir quando circulam na dita rotunda.Ora, a “circular explicativa” divulgada pela DGV procura justamente dar algumas indicações aos automobilistas sobre a forma ideal de “escapar” ileso a uma praça desta natureza. Como refere a nota, “há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo fonte próxima da DGV, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”, afirma.
Se não acreditam vão ver o link: http://automotor.xl.pt/aut/0903/a01-00-00.shtml
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