domingo, setembro 26, 2010

Hoje vou falar-vos de um tema delicado, que pela sua importância já transbordou fronteiras e causou algum mal estar transcontinental.
Venho falar-vos de um artrópode de seu nome Siphonaptera, cujo nome binomial é Tunga penetrans.
Este bichinho, para os menos avisados, que andam descalços pela vida, penetra na nossa pele, quase sempre nos pés e formam uma bolsa entre os dedos ou nos próprios, que provoca uma coceira tremenda.
Eu próprio já padeci deste mal várias vezes, e como habitual, foi a minha lavadeira que com muito jeito e uma agulha me ia tirando aqueles saquitos.
De uma forma mais cientifica, cito este artigo que podem consultar aqui, já que eu hoje estou generoso:

Bicho-de-pé é um inseto sifonáptero (Tunga penetrans) da família dos tungídeos, de presumida origem sul-americana; relativamente comum nas zonas rurais, a fêmea fecundada penetra na pele do homem ou de outros animais, causando forte coceira e ulceração que pode servir como porta para infecções de agentes patogênicos como o Clostridium tetani, causador do tétano.

Batata baroa, bicho, bichô, bicho-de-cachorro, bicho-de-porco, bicho boco.bicho-do-pé, bicho-do-porco, bitacaia, chique, chitacaia, dengoso, espinho-de-bananeira, esporão, jatecuba, matacanha (Angola e Moçambique), moranga, nígua (Portugal), olho-branco, olho-de-pinto, pique, piolho-de-faraó, pitxoca/pitxoka, pulga-da-areia, pulga-de-bicho, pulga-do-porco, pulga-penetrante, sico, taçura, taçuru, tatarné, tuçuru, tunga, tunguaçu, vitacaia, xiquexique, xíquia, zunga, zunge, zunja.

Esse inseto pertence à ordem das pulgas (Siphonaptera) e, como elas, não tem mais que um milímetro de comprimento. Ganhou seu nome popular por penetrar na pele humana, em especial entre os dedos do pé, onde ela é mais fina e tenra. Quem anda descalço em áreas infestadas - normalmente currais, chiqueiros e praia - é, portanto, sua vítima preferencial.

Na verdade, só a fêmea grávida invade o nosso organismo, para se nutrir de nosso sangue enquanto desenvolve os ovos. A coceira é causada por uma substância que o bicho-de-pé usa para furar a pele.

Para terminar e para encerrar de vez este assunto, de alguma gravidade e que tem trazido algum mal estar entre povos irmãos, termino dizendo que este bichinho é conhecido de todos nós como BITACAIA.

Beijos e abraços e carinhos sem ter fim.
GED

De Hilda Hilst

Não me procures ali
onde os vivos visitam
os chamados mortos.
Procura-me dentro das grandes águas.
Nas praças,
num fogo coração,
entre cavalos, cães,
nos arrozais no arroio,
ou junto aos pássaros
ou espelhada num outro  alguém,
subindo um duro caminho.

Pedra, semente, sal, passos da vida.
Procura-me ali.
Viva.

sexta-feira, setembro 24, 2010

HÁ FADOS NO PÓ

Últimamente, têm passado emails à minha frente com o título "Há fados no Pó".
Isto podia ser o títluo de um filme canalha, brega (porque eu sei que uma brasileira vai passar por aqui, então traduzo), mas não é.
É apenas um encontro habitual dos meus amigos no fim de semana de 7 de Novembro.
Encontro esse que eu aliás, olho com enorme desconfiança, por dois motivos.
O primeiro é que quando fomos pedir alojamento na casa do Zé Lobo ( todos os 30), ele mandou-me a um sítio menos recomendável.
Disse-me literalmente:
-Oh Henrique vai pró...
Quando na verdade eu acho, que com um mês de antecedência, ele podia fazer umas obrazitas em casa, para mais dois ou três quartos, para os amigos.
O segundo motivo tem a ver com as intenções do Fernando Marta. Diz ele que leva umas garrafas de Douro, para começar logo a emborcar e que depois se verá. Como eu faço intenções de levar aquele whisky marado, está-se mesmo a ver, que meia hora depois, eu e ele arrumamos os músicos a um canto e vamos nós cantar à desgarrada.
Vai ser um espectáculo verdadeiramente deprimente.
Haja Deus
Abraços
GED

segunda-feira, setembro 20, 2010

FRIENDS


Cduxa and my friend Manuel Sampaio, finally with a good look.

FRIENDS


Fernando Marta Neves and myself.

De A Varanda do Frangipani

" Hoje eu sei: África rouba-nos o ser. E nos vaza de maneira inversa: enchendo-nos de alma." Mia Couto.

quinta-feira, setembro 16, 2010

quarta-feira, setembro 15, 2010

ONU - MULHERES

Michelle Bachelet foi ontem escolhida pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para chefiar a nova agência da ONU para as mulheres - a UN Women (ONU Mulheres). Bachelet, de 59 anos, que até Março tinha a seu cargo os destinos do Chile - de que foi uma das mais populares presidentes - , terá na hierarquia da organização o grau de secretária-geral adjunta e estará sob a autoridade directa de Ban Ki-moon.

Criada no início de Julho, a nova estrutura tem como objectivo acelerar a melhoria da condição das mulheres e das jovens no mundo e irá aglutinar outros órgãos já existentes e que trabalhavam na área da defesa dos direitos da mulher.

Ao escolher Bachelet em detrimento de outras candidatas - entre elas a ministra moçambicana Alcina Abreu -, Ban louvou o "dinamismo" e a "capacidade fora de comum para criar consensos" da ex-presidente chilena. "Estou certo que sob a sua direcção forte, poderemos melhorar a vida de milhões de mulheres e jovens no mundo".

Esta é uma excelente notícia. Finalmente, abre-se uma perspectiva séria de combate às imensas desigualdades, a que as mulheres por todo o mundo estão sujeitas.

GED

terça-feira, setembro 07, 2010

quarta-feira, setembro 01, 2010

TERRA DO NUNCA




Em casa no Natal, nunca compramos ramos de pinheiro. É talvez uma forma de nos opormos à predação habitual das árvores nessa época.
Há uns anos atrás compramos um pinheirinho, dentro de um vaso. Foi-se aguentando e ainda esteve connosco três natais. Depois começou a definhar.
Lembrei-me de levá-lo para a aldeia e plantei-o lá, sem grande esperança.
Hoje deixo a fotografia do meu pinheiro

GED

FESTA NA ALDEIA