terça-feira, dezembro 28, 2010

VIDA



NOS TEMPOS QUE CORREM, VALE A PENA VER!

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Feliz Natal


Agora em cores. Pena que não ao vivo. Mas amigo é amigo em qualquer lugar :)

NATAL

A todos os que por aqui passam, principalmente a todos os que sabem quanto sou amigo deles,um Bom Natal.
NOTA: O senhor das mudanças vai ver o que se passa, com a colocação de fotos.

Beijos e abraços e carinhos sem ter fim para todos.

GED

Feliz Natal

GED, senhor das mudanças, tentei colocar uma imagem no seu novo antigo blog, mas não houve jeito dele aceitar. Então, os meus votos de um feliz natal para todos vão assim preto no branco e sem cores, mas com muito muito carinho.
Feliz Natal :)
Beijos.
Bípede Helena Falante

Boas Festas

Henrique e todos os que aqui comunicam, quero desejar-vos um Natal Bom e se possível o mais real possível. Abraços e que a consoada seja farta para que dure o ano inteiro.

terça-feira, dezembro 21, 2010

Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

O homem sábio é o que sabe que há coisas que nunca vai saber. (Mia Couto)

Provérbio africano

Foi na água mais calma que o homem se afogou.

terça-feira, dezembro 07, 2010

sexta-feira, dezembro 03, 2010

NIRVANA

Hoje quando me levantei e saí de casa, atingi o estado de extase total, de euforia completa, o meu nirvana pessoal.
O meu carro estava coberto de gelo e estive uns bons dez minutos tentando retirar o gelo dos vidros.
Que mais um homem, africano ainda por cima, pode querer?

quinta-feira, dezembro 02, 2010

PERDIDOS E ACHADOS

A propósito de perder coisas.
Há uns anos, vinha da neve e o meu carro foi assaltado enquanto almoçávamos. Roubaram-me todos os meus documentos e fiz o resto da viagem com o cartão visa de um amigo, e com a declaração da polícia.
Chegado a este país tão doido, iniciei a tarefa herculea de renovar todos os documentos e, óbviamente comecei pelo BI.
Fui à loja do cidadão, que foi feita para ajudar o cidadão. Entrei e disse à senhora simpática que me atendeu:
- olhe, tenho aqui a declaração da policia de S. Sebastian, a confirmar o roubo de todos os meus documentos e vinha tratar do meu BI.
A senhora simpática respondeu-me:
- tudo bem meu caro senhor, mas tem de se identificar!!!

O resto eu conto noutra altura.

sexta-feira, novembro 26, 2010

Do livro Cartas Exemplares

Que coisa desgraçada que é a prosa! Não termina nunca; tem-se que refazer sempre. Eu acredito no entanto que podemos dar-lhe a consistência do verso. Uma boa frase de prosa deve ser como um bom verso, imutável, tão ritmado quanto sonoro.


(Gustave Flaubert)

quinta-feira, novembro 18, 2010

Feliz Aniversário!


                      Você, que é ternurento e  tem pezinhos de neve e que está de aniversário, sopre as velas e faça um pedido!
                      Um grande beijo :)
                      BF

domingo, novembro 07, 2010

JANTAR NO PÓ

A quem possa interessar.

Pediram-me que relatasse os acontecimentos no Pó e, pediram-me também que se possível contasse a versão "soft" dos acontecimentos. Um pedido de amigos é para se cumprir, portanto é a versão "soft", que conto.

Não me vou referir portanto, ao hotel rasca onde tivemos que pernoitar, até porque o anfitrião prometeu meio envergonhado, que tal não se repetiria, porque ia imediatamente fazer obras.
Não me vou referir também, à quantidade de gente bem bebida, que tentou cantar. O FMN, o Zé Lobo e eu próprio, tivemos que afinar as vozes e salvar a noite.
Não me vou referir a mortes, porque não as houve. Apenas dois feridos, um fisicamente, porque partiu a lareira do Lobo com a cabeça e outro ferido na alma e no aparelho digestivo. Que o digam hoje os inumeros postes onde tivemos que parar, para que o ferido, neste caso uma ferida, aliviasse as maleitas.

O jantar própriamente dito até nem correu mal. A comida chegou e era de boa qualidade, houve um herói que com risco da própria vida resolveu fazer um flambé de camarões, que também correu bem se descontarmos o pequeno incêndio que causou.
Os vinhos e restanta álcool provaram ser de boa qualidade, pese embora o facto de haver gente habituada a coisas maradas e que se deu mal.

Pode-se dizer no computo geral que o jantar até correu bem, a companhia era boa e no final se criou uma comissão organizadora de futuros eventos. E, para que não falhe é apenas constituida por homens.

E fez-se um quadro colectivo, que num futuro distante será uma peça valiosa de pintura, entre o naif e o rupestre.

Grande abraço a todos

quinta-feira, outubro 21, 2010

MILAGRÁRIO PESSOAL

Um amigo ofereceu-me um livro do Agualusa: Milagrário pessoal
Abri-o apenas e deparei-me com isto. Promete.

...No princípio os homens não falavam. Nenhum animal falava, excepto os pássaros. Havia um saco com palavras que estava à guarda da Andua. Foi então que apareceu um rapaz com um único braço, uma única perna e só metade da cabeça. O rapaz roubou o saco das palavras, abriu o saco e meteu as palavras à boca. Na manhã seguinte, quando despertou, era uma pessoa inteira, mas metade rapaz e metade rapariga. Além disso falava, e a sua lingua era ágil e harmoniosa como a dos pássaros.
(De um conto tradicional ovimbundo)...

quinta-feira, outubro 14, 2010

Emily Dickinson

" Se eu puder evitar que um coração se parta
  Não viverei em vão.
  Se eu puder suavizar a aflição de uma vida
  Aplacar uma dor,

 Ou ajudar um frágil passarinho
 A retornar ao ninho,
 Não viverei em vão."

 (Tradução de Idelma Ribeiro de Faria)

" If I can stop one heart from breakings,
  I shall not live in vain;
  If I can ease one life the aching,
 Or cool one pain,

 Or help one faiting robin
 Unto his nest again,
  I shall not live in vain.

segunda-feira, outubro 11, 2010

PAÍS CINZENTO

Está na moda dizer-se agora, neste país cinzento aquela célebre frase de Kennedy: não perguntes o que o país pode fazer por ti, pergunta o que é que podes fazer pelo teu país.
E a pergunta tem sido feita na rádio aos senhores do costume, que respondem que deve ser exercido o direito de cidadania e blá, blá, blá.
Eu pessoalmente tenho opinões sobre o que é que nós como cidadãos, exercendo o nosso direito de cidadania podemos fazer por este pobre país cinzento.
- acabar com todos os membros do governo e da Assembleia da República. Mandá-los trabalhar em algo produtivo, sem ser em cargos de gestores públicos e com os salários pagos ao povo em geral.
- para se ser membro de um eventual novo governo, teriam que ter no curriculum, pelo menos dez anos de trabalho produtivo como qualquer outro português. É que a maioria que nos governa actualmente, nunca teve um emprego a sério.
- finalmente, eleições uninominais, para termos a certeza de que podemos pedir responsabilidades a uma pessoa específica.

Finalmente, dizer-vos que estou a sonhar. Estes aldrabões hão-de continuar, a não ser que de facto o povo que somos nós todos, decida o contrário o que acho muito difícil que venha a acontecer, pelo menos por enquanto.

quarta-feira, outubro 06, 2010

FADOS NO PÓ

Isto é tudo muito bonito, as mulheres andam divertidissimas com o acontecimento, cacarejam a todo o instante, mas alguém tem de meter ordem no galinheiro.
Caro amigo José Lobo, o senhor por acaso poderia por favor fazer o ponto da situação?.
Já que não fez as obras exigidas, está preocupado em saber quantos somos e reservar o hotel para nós?
Precisamos de levar mantimentos e se sim , como se vai distribuir?
O Jaime já aprontou tudo com os músicos?

Estas são perguntas que gostariamos de ver respondidas, uma vez que não me parece que a organização esteja à altura de um evento destes.
Ficariamos todos gratos, se em vez de voltar a mandar-nos pro..., nos dissesse alguma coisa de mais substancial.

Com um abraço deste sempre seu amigo, passo a considerá-lo.
GED

BITACAIA AO VIVO E A CORES


domingo, outubro 03, 2010

LAVOURA ARCAICA

...assim qu ele entrou, ficamos de frente um para o outro, nossos olhos parados, era um espaço de terra seca que nos separava, tinha susto e espanto nesse pó, mas não era uma descoberta, nem sei o que era, e não diziamos nada...

Muito, muito bom. façam favor de ler.
GED

domingo, setembro 26, 2010

Hoje vou falar-vos de um tema delicado, que pela sua importância já transbordou fronteiras e causou algum mal estar transcontinental.
Venho falar-vos de um artrópode de seu nome Siphonaptera, cujo nome binomial é Tunga penetrans.
Este bichinho, para os menos avisados, que andam descalços pela vida, penetra na nossa pele, quase sempre nos pés e formam uma bolsa entre os dedos ou nos próprios, que provoca uma coceira tremenda.
Eu próprio já padeci deste mal várias vezes, e como habitual, foi a minha lavadeira que com muito jeito e uma agulha me ia tirando aqueles saquitos.
De uma forma mais cientifica, cito este artigo que podem consultar aqui, já que eu hoje estou generoso:

Bicho-de-pé é um inseto sifonáptero (Tunga penetrans) da família dos tungídeos, de presumida origem sul-americana; relativamente comum nas zonas rurais, a fêmea fecundada penetra na pele do homem ou de outros animais, causando forte coceira e ulceração que pode servir como porta para infecções de agentes patogênicos como o Clostridium tetani, causador do tétano.

Batata baroa, bicho, bichô, bicho-de-cachorro, bicho-de-porco, bicho boco.bicho-do-pé, bicho-do-porco, bitacaia, chique, chitacaia, dengoso, espinho-de-bananeira, esporão, jatecuba, matacanha (Angola e Moçambique), moranga, nígua (Portugal), olho-branco, olho-de-pinto, pique, piolho-de-faraó, pitxoca/pitxoka, pulga-da-areia, pulga-de-bicho, pulga-do-porco, pulga-penetrante, sico, taçura, taçuru, tatarné, tuçuru, tunga, tunguaçu, vitacaia, xiquexique, xíquia, zunga, zunge, zunja.

Esse inseto pertence à ordem das pulgas (Siphonaptera) e, como elas, não tem mais que um milímetro de comprimento. Ganhou seu nome popular por penetrar na pele humana, em especial entre os dedos do pé, onde ela é mais fina e tenra. Quem anda descalço em áreas infestadas - normalmente currais, chiqueiros e praia - é, portanto, sua vítima preferencial.

Na verdade, só a fêmea grávida invade o nosso organismo, para se nutrir de nosso sangue enquanto desenvolve os ovos. A coceira é causada por uma substância que o bicho-de-pé usa para furar a pele.

Para terminar e para encerrar de vez este assunto, de alguma gravidade e que tem trazido algum mal estar entre povos irmãos, termino dizendo que este bichinho é conhecido de todos nós como BITACAIA.

Beijos e abraços e carinhos sem ter fim.
GED

De Hilda Hilst

Não me procures ali
onde os vivos visitam
os chamados mortos.
Procura-me dentro das grandes águas.
Nas praças,
num fogo coração,
entre cavalos, cães,
nos arrozais no arroio,
ou junto aos pássaros
ou espelhada num outro  alguém,
subindo um duro caminho.

Pedra, semente, sal, passos da vida.
Procura-me ali.
Viva.

sexta-feira, setembro 24, 2010

HÁ FADOS NO PÓ

Últimamente, têm passado emails à minha frente com o título "Há fados no Pó".
Isto podia ser o títluo de um filme canalha, brega (porque eu sei que uma brasileira vai passar por aqui, então traduzo), mas não é.
É apenas um encontro habitual dos meus amigos no fim de semana de 7 de Novembro.
Encontro esse que eu aliás, olho com enorme desconfiança, por dois motivos.
O primeiro é que quando fomos pedir alojamento na casa do Zé Lobo ( todos os 30), ele mandou-me a um sítio menos recomendável.
Disse-me literalmente:
-Oh Henrique vai pró...
Quando na verdade eu acho, que com um mês de antecedência, ele podia fazer umas obrazitas em casa, para mais dois ou três quartos, para os amigos.
O segundo motivo tem a ver com as intenções do Fernando Marta. Diz ele que leva umas garrafas de Douro, para começar logo a emborcar e que depois se verá. Como eu faço intenções de levar aquele whisky marado, está-se mesmo a ver, que meia hora depois, eu e ele arrumamos os músicos a um canto e vamos nós cantar à desgarrada.
Vai ser um espectáculo verdadeiramente deprimente.
Haja Deus
Abraços
GED

segunda-feira, setembro 20, 2010

FRIENDS


Cduxa and my friend Manuel Sampaio, finally with a good look.

FRIENDS


Fernando Marta Neves and myself.

De A Varanda do Frangipani

" Hoje eu sei: África rouba-nos o ser. E nos vaza de maneira inversa: enchendo-nos de alma." Mia Couto.

quinta-feira, setembro 16, 2010

quarta-feira, setembro 15, 2010

ONU - MULHERES

Michelle Bachelet foi ontem escolhida pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para chefiar a nova agência da ONU para as mulheres - a UN Women (ONU Mulheres). Bachelet, de 59 anos, que até Março tinha a seu cargo os destinos do Chile - de que foi uma das mais populares presidentes - , terá na hierarquia da organização o grau de secretária-geral adjunta e estará sob a autoridade directa de Ban Ki-moon.

Criada no início de Julho, a nova estrutura tem como objectivo acelerar a melhoria da condição das mulheres e das jovens no mundo e irá aglutinar outros órgãos já existentes e que trabalhavam na área da defesa dos direitos da mulher.

Ao escolher Bachelet em detrimento de outras candidatas - entre elas a ministra moçambicana Alcina Abreu -, Ban louvou o "dinamismo" e a "capacidade fora de comum para criar consensos" da ex-presidente chilena. "Estou certo que sob a sua direcção forte, poderemos melhorar a vida de milhões de mulheres e jovens no mundo".

Esta é uma excelente notícia. Finalmente, abre-se uma perspectiva séria de combate às imensas desigualdades, a que as mulheres por todo o mundo estão sujeitas.

GED

terça-feira, setembro 07, 2010

quarta-feira, setembro 01, 2010

TERRA DO NUNCA




Em casa no Natal, nunca compramos ramos de pinheiro. É talvez uma forma de nos opormos à predação habitual das árvores nessa época.
Há uns anos atrás compramos um pinheirinho, dentro de um vaso. Foi-se aguentando e ainda esteve connosco três natais. Depois começou a definhar.
Lembrei-me de levá-lo para a aldeia e plantei-o lá, sem grande esperança.
Hoje deixo a fotografia do meu pinheiro

GED

FESTA NA ALDEIA

terça-feira, agosto 31, 2010

Monólogo de Segismundo

Ai miserável de mim e infeliz!
Apurar, ó céus, pretendo,
já que me tratais assim,
que delito cometi
contra vós outros, nascendo;
que, se nasci, já entendo
qual delito hei cometido:
bastante causa há servido
vossa justiça e rigor,
pois que o delito maior
do homem é ter nascido.

E só quisera saber,
para apurar males meus
deixando de parte, ó céus,
o delito de nascer,
em que vos pude ofender
por me castigardes mais?
Não nasceram os demais?
Pois se eles também nasceram,
que privilégios tiveram
como eu não gozei jamais?

Nasce a ave, e com as graças
que lhe dão beleza suma,
apenas é flor de pluma,
ou ramalhete com asas,
quando as etéreas plagas
corta com velocidade,
negando-se à piedade
do ninho que deixa em calma:
só eu, que tenho mais alma,
tenho menos liberdade?

Nasce a fera, e com a pele
que desenham manchas belas,
apenas signo é de estrelas
graças ao douto pincel,
quando atrevida e cruel,
a humana necessidade
lhe ensina a ter crueldade,
monstro de seu labirinto:
só eu, com melhor instinto,
tenho menos liberdade?

Nasce o peixe, e não respira,
aborto de ovas e lamas,
e apenas baixel de escamas
por sobre as ondas se mira,
quando a toda a parte gira,
num medir da imensidade
co'a tanta capacidade
que lhe dá o centro frio:
só eu, com mais alvedrio,
tenho menos liberdade?

Nasce o arroio, uma cobra
que entre as flores se desata,
e apenas, serpe de prata,
por entre as flores se desdobra,
já, cantor, celebra a obrada natura em piedade
que lhe dá a majestade
do campo aberto à descida:
só eu que tenho mais vida,
tenho menos liberdade?

Em chegando a esta paixão
um vulcão, um Etna feito,
quisera arrancar do peito
pedaços do coração.
Que lei, justiça, ou razão,
nega aos homens - ó céu grave!
privilégio tão suave,
exceção tão principal,
que Deus a deu a um cristal,
ao peixe, à fera, e a uma ave?"

(LA VIDA ES SUEÑO, Ato I, Cena I) de Pedro Calderón de la Barca

segunda-feira, agosto 30, 2010

domingo, agosto 29, 2010

SAPATOS


Já que FMN tem um fetiche por sapatos e quer também uma de corpo inteiro, aqui vai.

sexta-feira, agosto 27, 2010

terça-feira, agosto 24, 2010

PORQUE É QUE EU GOSTO DE GOLF?

O golf na Europa é menos elitista (seja lá o que for que isso significa) , e mais democrático (seja lá o que for que isso significa também).
Comecei por pura curiosidade. Com o tempo, percebi que é o melhor desporto do mundo.
Em primeiro lugar, porque é jogado ao ar livre, sistemáticamente em lugares muito bonitos.
Depois percebi que não há adversários. O meu único adversário sou eu próprio, o que nem sempre é fácil.
Depois é um jogo de grande estratégia. Finalmente, não é possível jogar sem ter a cabeça completamente lavada.
Do ponto de vista técnico é altamente exigente e uma aprendizagem contínua ao longo de muitos anos.
Gosto de golf por tudo isto e, além do mais porque me permite diáriamente testar os meus limites.
Um abraço
GED

O MELHOR JOGO DO MUNDO


segunda-feira, agosto 23, 2010

Água em Pó

De Tatiana Druck:

que sede é essa
de si mesma
que nunca passa
que sede de mais
que entorpece
tonteia e afoga
pseudo-hidrata
afaga, esquece e mata
que sede é essa que engole e se engasga
bebe e não sacia
que gole é esse
que nunca desce?

segunda-feira, agosto 09, 2010

Húngaros

"Quando dois seres iguais se encontram, considera-se uma felicidade, um dom do destino. Mas encontros desse tipo, infelizmente, são raros, como se a natureza fizesse de tudo, usando a força e a astúcia, para impedir que se formasse tal harmonia - talvez porque precise, para recriar o mundo e renovar a vida, da tensão que cresce entre indivíduos que, mesmo vivendo segundo ritmos e pendores discrepantes, se perseguem eternamente."
Sándor Márai

domingo, agosto 01, 2010

Na arte de ler

Na clínica da arte de ler, nem sempre o que tem melhor visão lê melhor. Ricardo Piglia

sexta-feira, julho 23, 2010

PORTUGAL NO SEU MELHOR

Há muito tempo que não me sentia tão fascinado.
É bom viver em Portugal. É muito bom viver em Portugal.

O bispo auxiliar de Lisboa, disse numa entrevista que era hora dos católicos deixarem as palavras e passarem à acção. Dada a dimensão da crise, os políticos deveriam doar 20% do ordenado para um fundo social, óbviamente orientado pela igreja.
Ri-me com muito prazer.
A igreja nunca gastou um centimo da sua imensa riqueza para fundos sociais.
Por outro lado, aguardo com ansiedade pelos políticos que vão (?) doar parte do seu ordenado.
Hilariante, no mínimo.
Do meu ponto de vista, devia ir tudo preso, por atentado ao próprio povo português, que não tem de aturar estas maluquices.
Aguardo os próximos capítulos, com ansiedade, mas ainda há quem se admire, que de vez em quando alguém desesperado perca a cabeça.

GED

quarta-feira, julho 21, 2010